Cartão de Visitas
Página inicial
Psicanálise
Psicopedagogia
Artigos
A profissional
Contato
Fale conosco
 

lendo_-_galeriaA psicopedagogia é a área do conhecimento que lida com os processos de aprendizagem e suas dificuldades.

As dificuldades em aprender podem ocorrer em qualquer idade ou período da vida, mas são mais frequentes em crianças e adolescentes, pois é neste período que o desenvolvimento ocorre com mais intensidade, constituindo nossas estruturas cognitivas que usaremos quando adultos.

A psicopedagogia auxilia tanto na prevenção como no diagnóstico e tratamento, ou seja, quando o problema já está instalado. E não pense que os problemas de aprendizagem ocorrem somente na escola. Algumas empresas também deparam com colaboradores que não conseguem ou apresentam dificuldades para entender o processo de trabalho.

Todos os pais sonham com o sucesso de seu filho, com um futuro brilhante e muitas vezes depositam nos seus filhos as realizações que não atingiram.Por isto, quando os filhos apresentam dificuldades nesta área tão importante para a vida, que é a da aprendizagem, os pais ficam aflitos e angustiados.

É engano pensar que as crianças e adolescentes que apresentam alguma dificuldade para aprender não sofrem com isso. Cada um encontra um meio de defender-se contra este sofrimento. Algumas tentam afastar-se do ambiente em que não conseguem obter êxito, outras continuam tentando, porém com sentimento de inferioridade, incapacidade deixando sua auta-estima lá embaixo!

Tanto para os adultos, quanto para as crianças, problemas relacionados com a dificuldade em aprender podem ser atenuados ou solucionados pela Psicopedagogia, fazendo com que você, seu filho, ou alguém que gosta, consiga utilizar toda sua real capacidade intelectual.


Você pode desenhar sua vida como desejar!

site_-_lapis

















Quais as situações que podem ser resolvidas pela psicopedagogia?

 - Dificuldade em matemática e raciocínio lógico
 - Dificuldade em leitura e escrita
 - Conflitos emocionais 
 - Desatenção, dificuldade para concentrar-se e inquietude
 - Atrasos no desenvolvimento cognitivo
 - Falta de autonomia
 - Auxiliar, melhorando a relação entre o aprendente (pessoa que aprende) e seu meio (família, escola e sociedade)
 - Melhorar o vínculo subjetivo entre o aprendente e o ensinante (pessoa que ensina)
 - Dificuldades de relacionamentos dentro das empresas



Perguntas frequentes:

Qual é o objetivo da psicopedagogia?
O objetivo central é a pessoa que aprende e os processos usados para tal, visando autonomia e identificando os obstáculos do não aprender.

Estou com dificuldade em educar meu filho, o que fazer?
Esta pergunta é ampla, mas muito frequente. Muitos pais que foram criados de uma maneira muito rígida, hoje estão perdidos em relação à educação de seus filhos. Alguns sentem dificuldade em estabelecer limites necessários, ou então, por medo da violência dos grandes centros, superprotegem-os. é importante encontrar o equilíbrio entre as duas atitudes, pois ambas em excesso são prejudiciais. O papel dos pais é educar seu filho para que se torne um cidadão autônomo e consciente de suas obrigações.

Quais os problemas acarretados pela superproteção?
Seu filho é a coisa mais importante que tem na vida, mas é preciso deixa-los que tenham suas próprias experiências, pois aprendemos vivenciando, interagindo com o mundo para assim tornarmos seres autônomos. Quando um pai superprotege o filho, passa a mensagem de que ele não é capaz de realizar certas tarefas, de pensar sozinho ou mesmo de ser responsável pelos seus próprios atos.

Quais os problemas acarretados pela falta de limites?
A falta de limites é um grave problema da sociedade contemporânea. Alguns pais, na ânsia inconsciente de serem amados, acabam tendo dificuldades em dizer "não" e estabelecer limites. Os pais são os modelos mais próximos que a criança possui, e esta, devido a pouca maturidade, precisa que estes pais, pessoas amadas e que confiam, lhe digam até onde podem ir, ou seja, quais seus limites.


Como a psicopedagogia pode auxiliar uma empresa?

Além das questões relacionadas à aprendizagem, a psicopedagogia também auxilia para melhorar os relacionamentos interpessoais, contribuindo para um ambiente harmônico, superando as fragmentações em setores interligados, mas que não interagem.

Sei que você ainda tem muitas perguntas. Mande um e-mail que as responderei com o maior prazer.

E-mail: alessandra@psicanaliseaprendizagem.com.br
 

Estamos sempre aprendendo algo novo, e isto faz parte da magia da vida.
mi3_1_1079_1
















Copyright © 2010 Psicanálise e Psicopedagogia - Saúde e bem estar

Site Map